imagem do carregador

Nazaré

Bem-vindos a nazaré

Venha conhecer a Nazaré, de clima ameno e com uma beleza natural única.

 A Nazaré é uma vila portuguesa, do distrito de Leiria, com cerca de 10.300 habitantes, integrando a Comunidade Intermunicipal do Oeste na região do Centro.
A vila é composta por três antigos povoados, Pederneira, Sítio da Nazaré e Praia da Nazaré e está localizada a 99 km a norte de Lisboa, e 88 km a sudoeste de Coimbra.

A história do Sítio da Nazaré está ligada à sua lenda. Reza a lenda, que a imagem da Virgem trazida de Nazaré da Palestina terá sido escondida por um Frei Romano numa lapa no Sítio onde ficou guardada até ser descoberta por pastores que passaram a venera-la.

Passado algum tempo D. Fuas Roupinho, alcaide do Castelo de Porto-de-Mós, na manhã do dia 14 de Setembro de 1182 encontrava-se a caçar um veado quando subitamente o viu desaparecer num precipício.

Aterrorizado com o perigo, D. Fuas pediu auxílio a Nossa Senhora e nesse momento o cavalo estacou salvando a sua vida. Como forma de agradecimento D. Fuas Roupinho mandou construir a Ermida da Memória.

O local passou a chamar-se Sítio de Nossa Senhora de Nazaré, sendo mais tarde construído o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré para receber o grande número de peregrinos que se deslocam ao local do milagre.

A Onda Gigante na Praia do Norte

Situada a norte do imponente Promontório da Nazaré, mais conhecido por “Sítio”, a Praia do Norte possui um ambiente um pouco selvagem, com dunas que preservam a vegetação original.

O mar, bravo é muito apreciado pelos surfistas que aqui encontram ondas espetaculares.

Uma dessas ondas, com cerca de 30 metros de altura, surfada pelo havaiano Garrett McNamara em novembro de 2011, foi galardoada com o prémio de “Maior onda de 2011” no âmbito da Billabong XXL Global Big Wave Awards.

Praia da Nazaré

Praia com um areal imenso, onde podemos encontrar muitos turistas, mas onde há também uma presença muito forte de gentes do mar. Para além da possibilidade de ver a arte de coser as redes ou preparar o engodo, pode ainda ver sobre estacas os “paneiros” utilizados para secar o peixe. A praia prolonga-se pela avenida principal, onde existe grande parte do comércio local. Ideal para passeios ao entardecer e assistir ao por do sol.

Praia Paredes da Vitória

Praia com um imenso areal abraçado por duas encostas. No centro da praia, localiza-se uma pequena povoação, com agradáveis esplanadas, restaurantes e um parque infantil. Na encosta Sul existiu uma mina que dá nome a esta zona da praia. A Norte, o areal é limitado pelo “castelo”, uma enorme formação rochosa, onde o vento e o mar moldaram um leão que repousa de frente para o Atlântico.

Praia de S. Pedro de Moel

É uma das mais pitorescas praias da costa portuguesa,
abrigada numa concha de calcário e com uma excelente localização numa aberta do Pinhal de Leiria. Corre-se e passeia-se de bicicleta ao longo da “Volta dos Cinco”. Junto ao farol pratica-se pesca desportiva e a submarina, onde existem rochedos mariscados que atraem diversas espécies de peixes, tais como sargo, robalo, safio e dourada.

Praia de S. Martinho do Porto

Praia que se estende ao longo de uma baía deslumbrante, banhada pelo azul do mar. Dado ás suas características únicas é ideal para famílias com crianças e para os desportos náuticos. A baía de S. Martinho do Porto é o último vestígio de um antigo Golfo que até ao século XVI se estendia a Alfeizerão e que se abre ao Oceano através de uma barra, com cerca de 250 metros de largura, entre os morros de Santana, a Sul, e do Farol, a Norte.

Praia da Foz do Arelho

junto à Lagoa de Óbidos é um lugar esplendoroso dado às suas excecionais qualidades terapêuticas e um extenso areal, local de eleição para surfistas, as águas calmas e tranquilas da Lagoa são indicadas para as crianças. Na zona do cais, pode comprar toda a variedade de espécies que a Lagoa oferece, do berbigão às amêijoas.

Tudo isto e muito mais...

Conheça as melhores experiências que esta vila tem para lhe oferecer